Morre o bispo ítalo-brasileiro Dom Mauro Morelli
Dom Mauro Morelli, bispo emérito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, morreu aos 88 anos de idade.
Ele estava internado em Belo Horizonte, Minas Gerais. Nascido em Avanhandava, no interior paulista, filho de pai de origem italiana, Morelli era ítalo-brasileiro e foi ordenado em 1965, e em 1974 foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo pelo papa Paulo VI.
Em 1981, por determinação do papa João Paulo II, assumiu a responsabilidade de bispo auxiliar da então nova diocese de Duque de Caxias, onde permaneceu até 2005.
O presidente Lula manifestou pesar, lembrando a contribuição do religioso no combate à fome no Brasil: “Dom Mauro Morelli foi um incansável expoente da luta contra a fome no nosso país. Primeiro presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”.
“Foi um dos responsáveis pelo projeto do Fome Zero e membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU. Dedicou sua vida aos ensinamentos de Cristo e o combate à desnutrição infantil”, acrescentou.
Em nota, a Diocese de Duque de Caxias também lamentou o falecimento de seu primeiro bispo: “Neste momento de dor e pesar, recorremos à proteção materna da Virgem Senhora do Pilar. Desejamos expressar nosso louvor ao Deus sábio, amoroso e misericordioso que nos concedeu a graça de ter dom Mauro Morelli como nosso primeiro pastor”.