“Doem aos pobres sem esperar nada em troca”, pede Papa Francisco
O papa Francisco pediu que os fiéis não deixem de lado a caridade aos menos favorecidos, e que os ajudem a enfrentar as dificuldades.
A fala foi enviada em uma mensagem aos participantes de um encontro com instituições e organismos de ajuda à Igreja na América Latina, realizado em Bogotá, na Colômbia.
“Um ponto de virada em nossa reflexão é ver onde o Senhor se doa, pois isso nos abre a porta para um caminho concreto. Desde a criação, o Senhor sempre se deu a nós, pegando o nosso barro em suas mãos, nosso pecado, nossa inconstância, permanecendo fiel apesar de nossas infidelidades repetidas”, disse o pontífice.
“Portanto, não evitemos aqueles que são cegos, aqueles que permanecem no chão à beira do caminho, que estão cobertos de lepra ou de miséria; em vez disso, peçamos ao Senhor que sejamos capazes de ver o que os impede de enfrentar suas dificuldades”, pediu.
Jorge Bergoglio explicou que queria trazer “uma reflexão sobre o tema da gratuidade”.
“Quando fazemos um esforço, como no caso da ajuda destinada à Igreja na América Latina, é natural que esperemos um resultado. Não obtê-lo poderia ser considerado um fracasso ou, pelo menos, nos deixa com a sensação de termos trabalhado em vão. Mas tal percepção pareceria ser contrária à gratuidade, que, evangelicamente, é definida como dar sem esperar nada em troca”, explicou.
“Deus é Aquele que dá, e nós somos apenas administradores de bens recebidos, portanto não devemos nos gloriar, nem exigir uma compensação maior do que nosso próprio salário, assumindo com humildade a responsabilidade que este dom nos pede”, concluiu o Papa.