“A jovens pessimistas recomendo um psiquiatra”, diz Papa Francisco
O papa Francisco manteve um encontro privado nesta quarta-feira (28) com um grupo de 500 jovens da diocese de Piacenza-Bobbio. Em aproximadamente meia hora, o Pontífice pediu que os jovens se comprometessem com "grandes ideais", como "criar um mundo de bondade, beleza e verdade", dizendo "não às drogas e às bebidas alcoólicas". "Quando um jovem me diz 'mas são tempos difíceis, Papa, não se pode fazer nada', eu o mando a um psiquiatra", disse Francisco no encontro, realizado na Basílica de São Pedro por ocasião do Ano da Fé. "Isso tudo vocês podem fazer. Se não o fazem, é por preguiça", disse Francisco, segundo a Rádio Vaticana.
"Andem para frente, façam rumores, pois onde há jovens deve haver rumor", destacou o Papa.
Francisco também pediu que os jovens fossem "contra a corrente", retomando uma linha de discurso adotada durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada em julho, no Rio de Janeiro. Após a reunião com os jovens, Francisco fez uma visita à Igreja de Santo Agostinho, no centro de Roma, para celebrar uma missa.
Ele foi recebido por uma multidão que o aguardava na entrada da igreja e, mais uma vez, quebrou o protocolo, ao carregar a mitra papal nas mãos.