Últimas Notícias

Árvore de Natal de 25 metros enfeita Praça de São Pedro no Vaticano

Paramentos Litúrgicos

Um guindaste gigante ajudou a instalar um pinheiro de 25 metros no meio da Praça de São Pedro, enquanto os preparativos para o Natal aumentam, sob o signo das medidas de austeridade adotadas pela Santa Sé neste ano.

Foi uma pequena cidade da região de Molise (centro da Itália), Pescopennataro, que ofereceu este pinheiro majestoso para o Vaticano.

Ele vem de uma floresta, apelidada de "bosque dos pinheiros soberanos", perto do vilarejo.

Ele será iluminado pelo Papa em 14 de dezembro, faltando dez dias para a celebração do nascimento de Cristo, uma das duas principais festas do cristianismo, junto com a Páscoa. A cidade de Molise ofereceu outra árvore de Natal gigante para a cidade de Roma, a ser instalada perto do Coliseu.

Um gigante e tradicional presépio, ainda escondido dos olhos dos curiosos por paineis de madeira, também está sendo construído no meio da Praça de São Pedro, a cinco metros da árvore.

Este ano, as festividades de Natal serão caracterizados pela contenção, após o escândalo de vazamentos de documentos, o "Vatileaks", que revelou, entre outras coisas, que o Governatorato do Vaticano teria gastado uma soma colossal – 550 mil euros – para a instalação de um presépio monumental em 2009.

"O presépio de 2012 será econômico", disse o bispo Giuseppe Sciacca, secretário-geral do Governatorato do Vaticano à agência especializada I.MEDIA. Ele será financiado por uma península do sul, Basilicata, e não pelo Vaticano.

O orçamento da Santa Sé fechou o ano de 2011 com um déficit de 14,9 milhões de euros, sob os efeitos da crise financeira. E o Vaticano começou a caça aos desperdícios e gastos sumptuosos e desnecessários.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo