Artigos/Curiosidades

“AS DESIGUALDADES SOCIAIS SÃO INEVITÁVEIS” – DISCURSO DO PAPA PIO XII EM JANEIRO DE 1942

Paramentos Litúrgicos

''As desigualdades sociais, inclusive as que são ligadas ao nascimento, são inevitáveis; a natureza benigna e a bênção de Deus à humanidade, iluminam e protegem os berços, beijam-nos, porém não os nivelam. (…) tais desigualdades não podem ser consideradas por uma mente cristãmente instruída e educada, senão como disposição desejada por Deus pelas mesmas razões que explicam as desigualdades no interior da família, e portanto com o fim de unir mais os homens entre eles, na viagem da vida presente para a pátria do céu, ajudando-se uns aos outros, da mesma forma que um pai ajuda a mãe e os filhos.

Se esta concepção paterna da superioridade social, por vezes, em virtude do ímpeto das paixões humanas, arrastou os ânimos a desvios nas relações de pessoas de categoria mais elevada, com as de condição mais humilde, a história da humanidade decaída não se surpreende com isto. Tais desvios não bastam para diminuir ou ofuscar a verdade fundamental de que para os cristãos as desigualdades sociais se fundem numa grande família humana."

Papa Pio XII, Discurso de 5 de janeiro de 1942, ao Patriciado e à Nobreza Romana – ''Discorsi e Radiomessaggi'', vol. III, pág. 347

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo