Assinado Acordo entre Santa Sé e República Centro Africana
Um Acordo de comum interesse entre a Santa Sé e a República Centro Africana foi assinado na terça-feira no Palais de la Renaissance de Bangui, sede da Presidência da República, na presença do Chefe de Estado, Prof. Faustin Archange Touadéra.
Pela Santa Sé assinou o Arcebispo titular de Vinda e Núncio Apostólico para a República Centro Africana, Arcebispo Franco Coppola, e pela República Centro Africana o Sr. Charles Armel Doubane, Ministro dos Assuntos Externos, da Integração africana e dos Centro-africanos no exterior.
O Acordo-Quadro, constituído por um Preâmbulo e 21 artigos, fixa o quadro jurídico das relações entre a Igreja e o Estado, disciplinando matérias de interesse comum.
As duas partes, mesmo salvaguardando a independência e a autonomia próprias a cada uma, comprometem-se em colaborar pelo bem-estar moral, espiritual e material da pessoa humana e pela promoção do bem comum.
O Acordo-Quadro entrará em vigor com a troca dos Instrumentos de Ratífica.
Participaram do ato solene, pela parte eclesiástica, Dom Dieudonné Nzapalainga, C.S.Sp., Arcebispo de Bangui e Presidente da Conferência Episcopal; Rev. Mathieu Fabrice Evrard Bondobo, Pároco da Catedral e Vigário Geral da Arquidiocese de Bangui; Sra. Brigitte Izamo Balipou, juíza, ex-Conselheira da Presidência; Advogado Mathias Bathélemy Morouba, Conselheiro jurídico da Arquidiocese de Bangui; Rev. David Paul Charters, Secretário da Nunciatura Apostólica.
Pela parte do Estado, assinaram o Diretor do Gabinete da Presidência, Firmin Ngrebada; o Sr. Stanislas Moussa-Kembe, Ministro Conselheiro diplomático da Presidência; Embaixador Cherubin Mologbana, Diretor do Gabinete do Ministério dos Assuntos Externos; Embaixadora Laeticia Boukoro, Conselheira Diplomática junto ao Ministério dos Assuntos Externos; Embaixador Wilfried-Perks Bwamba, Diretor Geral para os Assuntos jurídicos e administrativos do Ministério dos Assuntos Externos; Embaixador Gilbert Touangai, Diretor Geral para os Assuntos políticos do Ministério dos Assuntos Externos.