Bento XVI e David Cameron assinalam primeiro aniversário da visita papal
O Papa Bento XVI e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, assinalaram com a publicação de mensagens o primeiro aniversário da viagem pontifício ao Reino Unido, que decorreu entre 16 e 19 de setembro do ano passado.
“Dar testemunho da verdade do Evangelho que liberta as mentes e ilumina os esforços para viver sabiamente e bem, na sociedade” é o convite deixado na mensagem papal, enviada através do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.
O texto, divulgado pelo portal de notícia ‘news.va’, manifesta a gratidão de Bento XVI pelo “caloroso acolhimento” que recebeu na Escócia e na Inglaterra, cofiando o Reino Unido à intercessão do cardeal John Newman, beatificado pelo próprio Papa.
David Cameron, por seu lado, diz que a mensagem que Bento XVI levou consigo destacou a importância “da compaixão, da tolerância e da justiça”.
O primeiro-ministro diz-se “profundamente orgulhoso do enorme contributo que as pessoas de fé dão à sociedade”, assegurando ainda que existe uma colaboração cada vez maior entre o Reino Unido e a Santa Sé, tendo em vista o “bem comum”.
Também o líder da Igreja Anglicana, arcebispo Rowan Williams, assinalou esta data, afirmando que “a visita do papa foi um grande dom para todas as comunidades cristãos”, ajudando a reafirmar “o seu papel na sociedade”