Bento XVI felicita novo presidente francês François Hollande, sublinhando “respeito pela vida”
Na mensagem de felicitações ao novo presidente francês François Hollande, o papa insiste no "respeito pela vida" e na "dignidade de cada pessoa".
Um projeto do candidato Hollande de ajuda à eutanásia está a inquietar o episcopado e parte dos católicos franceses.
O novo Presidente propõe uma "assistência médica" muito específica para as pessoas atingidas por uma doença incurável que desejam "terminar a vida com dignidade".
A recusa a qualquer tipo de eutanásia é "um valor não negociável" para o Vaticano.
A mensagem foi entregue no Eliseu pela Nunciatura em Paris.
Ao novo Presidente, muito ligado à laicidade, o papa dirige "votos cordiais (…) para o exercício das altas funções".
Bento XVI também afirma desejar que a França "no seio da Europa e da comunidade internacional possa "permanecer um fator de paz e de solidariedade ativa, na procura do bem comum, do respeito pela vida bem como da dignidade de cada pessoa e de todos os povos".
"Peço a Deus para vos assistir para que, no respeito pelas nobres tradições morais e espirituais, o vosso país continue com coragem os esforços tendo em vista a edificação de uma sociedade sempre mais justa e fraternal, aberta ao mundo e solidária com as nações mais pobres", adianta Bento XVI.
Entre as 60 propostas do programa de François Hollande está o compromisso de "inscrever os princípios fundamentais da lei de 1905 sobre a laicidade na Constituição".