Bento XVI será sepultado em 5 de janeiro em funeral presidido pelo Papa Francisco
O papa emérito Bento XVI será sepultado em 5 de janeiro na Basílica de São Pedro, em Roma. O papa Francisco presidirá o funeral de seu antecessor, que morreu em sua residência dentro do Vaticano, aos 95 anos.
Segundo o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, a cerimônia está marcada para as 9h30 pelo horário local (5h30 em Brasília).
De acordo com a Constituição Apostólica Dominici Gregis promulgada em 1996 por João Paulo II, um papa deve ser enterrado entre quatro e seis dias após sua morte. Uma regra que será respeitada ao pé da letra, já que o funeral de Bento XVI acontecerá cinco dias após sua morte.
No entanto, essa cerimônia será inédita, pois pela primeira vez na história milenar da Igreja Católica, um papa em exercício, o argentino Francisco, presidirá o funeral de outro papa, Bento XVI, sem funções após renunciar ao pontificado em 2013.
Segundo especialistas em assuntos religiosos, como não existe um protocolo específico para a morte de um papa emérito, seu funeral será muito semelhante ao de um papa ativo.
Durante o funeral, o corpo do pontífice permanecerá à vista de todos, sobre uma sóbria tapeçaria, com paramentos litúrgicos. Algumas horas antes de seu enterro, ele será colocado em um caixão coberto por outros dois: o exterior, feito em madeira de olmo; o do meio, de chumbo; e o interior, de madeira de cipreste.