Bispos mexicanos felicitam novo cardeal designado pelo Papa Francisco
Os bispos do México felicitaram "com emoção e alegria" o arcebispo de Morelia, dom Alberto Suárez Inda, pela sua designação como cardeal feita pelo Santo Padre no último domingo. Do total de 20 novos cardeais, Suárez Inda está entre os 15 que podem participar do conclave como eleitores.
“No próximo dia 14 de fevereiro”, disse o Santo Padre, “terei a alegria de realizar um consistório, durante o qual nomearei 15 novos cardeais que provêm de 14 nações de todos os continentes, o que manifesta a indissolúvel relação entre a Igreja de Roma e as Igrejas particulares presentes no mundo". Aos quinze purpurados eleitores, o papa acrescentou mais cinco eméritos: "Eles representam muitos bispos que, com a mesma solicitude de pastores, deram testemunho de amor a Cristo e ao povo de Deus, seja nas Igrejas particulares, seja na cúria romana, seja no serviço diplomático da Santa Sé".
Os bispos mexicanos publicaram em seu site o seguinte comunicado:
"Com emoção e alegria, a Conferência do Episcopado Mexicano felicita S.E. Dom Alberto Suárez Inda, arcebispo de Morelia, a quem, neste dia, o Santo Padre anunciou que nomeará novo cardeal da Igreja católica no próximo consistório de 14 de fevereiro".
"Nós, bispos do México, agradecidos a Deus Nosso Senhor por este dom, expressamos a nossa gratidão ao papa Francisco por este gesto de amor e de proximidade para com a nossa pátria; felicitamos a arquidiocese de Morelia por esta distinção e pedimos a Santa Maria de Guadalupe que interceda pelo nosso novo cardeal, cujo trabalho pastoral generoso nós reconhecemos com gratidão".
Dom Suárez Inda comentou na mídia local: “Às 5 da manhã, um amigo de Morelia me ligou para dizer que estava ouvindo as notícias da Rádio Vaticano. Eu disse que ‘não pode ser verdade’, mas, depois de alguns minutos, o núncio me ligou para dizer: ‘Estou ouvindo dos lábios do papa que você é um novo cardeal’”.
Ainda surpreso, o arcebispo considerou que a nomeação é um presente do papa Francisco a Morelia e um convite a continuar trabalhando em favor da reconciliação.