Brasil participa de Congresso no Vaticano sobre desenvolvimento sustentável
Jovens de todo o mundo estão debatendo, no Vaticano, o tema do desenvolvimento sustentável, numa iniciativa promovida pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais. O evento realiza-se nesta segunda e terça-feira (31 de outubro e 1º de novembro) na Casina Pio IV, nos Jardins Vaticanos.
O encontro tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas, com especial destaque para a educação, o trabalho digno e o crescimento econômico.
Neste último ponto, os participantes se concentrarão no item: "criar medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado; erradicação da escravidão moderna e tráfico de seres humanos; proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo o recrutamento crianças-soldados; e até 2025 erradicar o trabalho infantil em todas as suas formas”.
Durante o encontro, os participantes irão apresentar projetos e iniciativas. Dois projetos serão escolhidos como a melhor expressão do evento e serão promovidos pela Pontifícia Academia das Ciências Sociais na Conferência da COP22, entre os dias 7 e 18 de novembro em Marrakesh, no Marrocos.
Em 2017, a iniciativa vaticana será repetida para estudar o resultado e as consequências desta primeira reunião.