Busca da paz, mais atual que nunca, afirma “Justiça e Paz”
CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 16 de dezembro de 2010. “Hoje o tema importantíssimo da paz e da sua busca são mais atuais que nunca”, indica a mensagem do Conselho Pontifício “Justiça e Paz” para a 3ª Jornada Internacional de Intercessão pela Paz na Terra Santa.
A mensagem, assinada pelo presidente e o secretário do Conselho Pontifício “Justiça e Paz” – cardeal Peter Turkson e Dom Mario Toso –, foi publicada nessa quarta-feira pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Este dia de oração será celebrado em 29 e 30 de janeiro de 2011, com a participação de 2 mil cidades do mundo.
O referido Conselho Pontifício, que patrocina esta iniciativa promovida por algumas associações católicas juvenis, afirma que a Igreja “em todo tempo tem-se esforçado para difundir a mensagem de paz”.
O organismo afirma o empenho da Igreja em “apoiar todas as iniciativas que possam sensibilizar todo homem e toda mulher de boa vontade a se converter não só em anunciadores, mas também em trabalhadores pela paz”.
O cardeal Turkson cita a homilia de Bento XVI na missa de encerramento da assembleia do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio.
Ali, o Papa afirmava que “o grito do pobre e do oprimido encontra imediata repercussão em Deus, que quer intervir para abrir uma via de saída, para restituir um futuro de liberdade, um horizonte de esperança”.
A mensagem indica que o dia de intercessão pela Terra Santa nasce da vontade de se comprometer de modo concreto e forte, vivendo também momentos de oração.
O Conselho Pontifício “Justiça e Paz” deseja que “esta iniciativa, já conhecida por muitos, seja ainda mais apreciada e difundida, como contribuição dos crentes de todo o mundo em apoio da Civilização do Amor”.
E pede a bênção de Deus “sobre quantos apoiam e promovem esta Jornada e sobre todos aqueles que com coração sincero buscam a Paz”.
24 horas de oração
No próximo dia 29 de janeiro começarão as 24 horas de oração ininterrupta em favor da Terra Santa.
O evento coincidirá com a Semana de oração pela unidade dos cristãos em Jerusalém, no sábado dia 29, às 18h (hora local).
No dia 25 de janeiro se divulgará a lista dos lugares do mundo onde se poderá participar da iniciativa pela paz. Na edição do ano passado, a oração se celebrou em 1.103 cidades.(Zenit)