Cardeal leva solidariedade do Papa ao Japão
CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 13 de maio de 2011. Nesta fase de recuperação após o tsunami que atingiu o Japão há dois meses e deixou 25.000 vítimas, sendo cerca de 15.000 mortos, o cardeal Robert Sarah visita, representando o Papa, as áreas atingidas.
O cardeal, presidente do Conselho Pontifício “Cor Unum”, está no país asiático de hoje até a segunda-feira.
Em nota, a Santa Sé explica que o Papa “quer, deste modo, fazer sentir a sua proximidade, sua oração e ajuda”. O presidente do organismo vaticano levará “o abraço de Bento XVI a todos os familiares das vítimas, aos deslocados e a todos os voluntários que sem descanso estão trabalhando na reconstrução”.
A Cáritas do Japão, “que desde o início se mobilizou, é ainda o ponto de referência para todas as ajudas que a Igreja Católica continua prestando, após a fase de emergência, para a reconstrução da vida da comunidade japonesa”, afirma o texto.
O cardeal Sarah estará no dia 14 de maio em Saitama, “para visitar os centros de acolhida da Igreja Católica para os sem-teto”. Irá depois a Tóquio, “onde junto com os bispos celebrará uma missa de agradecimento pela beatificação de João Paulo II”.
“No dia 15 estará em Sendai, epicentro da tragédia, onde presidirá a missa na catedral. No dia 16 visitará dois centros de acolhida para os deslocados e se reunirá com os responsáveis das organizações caritativas”.
O cardeal Sarah viaja acompanhado do secretário de “Cor Unum”, Dom Segundo Tejado.(Zenit)