Cardeal Reinhard Marx é o novo presidente da Conferência Episcopal Alemã
O Cardeal Reinhard Marx é o novo presidente da Conferência Episcopal Alemã. O arcebispo de Mônaco e Friburgo foi eleito pelos prelados alemães, durante a Assembleia de Münster, sucedendo Dom Robert Zollitsch, arcebispo emérito de Friburgo, inelegível por causa da idade. Os bispos também confirmaram a nomeação como secretário-geral da Conferência Episcopal o padre jesuíta Hans Langendörfer.
Marx é um dos oito escolhidos pelo papa Francisco para compor o C8, o Conselho colabora com o Papa no governo da Igreja e na reforma da Cúria Romana. É também coordenador do Conselho da Secretaria de Assuntos Econômicos, recentemente criada pelo Papa, e presidente da COMECE, Conselho dos Bispos da União Europeia, com sede em Bruxelas.
Nasceu em Geseke, no dia 21 de setembro de 1953, foi ordenado sacerdote pela arquidiocese de Paderborn em 02 junho de 1979 pelo Arcebispo Johannes Joachim Degenhardt. Em 1988, ele recebeu seu doutorado em Teologia na Universidade de Münster. Em 23 de julho de 1996, foi nomeado bispo titular de Pedena; em 20 de Dezembro de 2001, foi nomeado bispo de Trier.
Em 30 de novembro de 2007, o Cardeal Marx recebeu a sede do arcebispado de Mônaco e Friburgo. Foi secretário da Conferência Episcopal Alemã, em 2009 foi eleito vice-presidente da Comissão Episcopal da Comunidade Europeia, assumindo a presidência em 2012.
Foi criado Cardeal por Bento XVI, com o título presbiteral de San Corbiniano, no Consistório de 20 de novembro de 2010.