Cátedra de São Pedro é exibida ao público no Vaticano pela primeira vez em 150 anos
A cátedra de São Pedro, trono de madeira que simboliza a autoridade magisterial do papa, foi removida de seu relicário de bronze dourado na basílica de São Pedro para ser exibida para veneração pública pela primeira vez em mais de um século.
Peregrinos e visitantes agora podem contemplar a relíquia diretamente em frente ao altar-mor da basílica, logo acima do túmulo de são Pedro, onde ficará em exibição até 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.
A última grande exibição pública da cátedra ocorreu em 1867, quando o beato papa Pio IX expôs a cátedra de São Pedro para ser venerada pelos fiéis por 12 dias no 1.800º aniversário dos martírios de são Pedro e são Paulo, segundo Pietro Zander, chefe da seção de Necrópole e Patrimônio Artístico da Santa Sé.
Foi a primeira vez que o trono de madeira centenário foi exibido ao público desde 1666, quando foi envolto pela primeira vez na monumental escultura de bronze de Gian Lorenzo Bernini sob o vitral “Pomba do Espírito Santo” na abside da basílica.
Formalmente conhecida como Cathedra Sancti Petri Apostoli, ou mais simplesmente como Cathedra Petri, a cátedra ocupou um lugar de reverência na tradição da Igreja ao longo dos séculos, ao representar a autoridade papal de são Pedro Apóstolo até o presente.