Últimas Notícias

Comentário sobre pedofilia causa polêmica na Santa Sé

Paramentos Litúrgicos

O diretor-executivo de uma das entidades britânicas que lutam contra a pedofilia, Peter Saunders, criou uma crise no Vaticano após aparecer em um programa de televisão e acusar o ex-bispo de Melbourne e Sidney de "sociopata".

 

Durante o programa "60 minutos", do "Canal 9", Saunders afirmou que o atual prefeito dos Assuntos Econômicos da Santa Sé, cardeal George Pell, é um "sujeito perigoso e quase um sociopata", que acobertou padres que cometeram abusos sexuais.

 

"Pessoalmente, acho que sua posição é insustentável porque há um catálogo de negações. Ele repetidamente denegriu as pessoas e agiu com insensibilidade, dureza de coração, de uma maneira quase sociopata", declarou.

 

O problema para o Vaticano não é só o fato de Saunders acusar Pell, mas também porque o inglês foi nomeado pelo papa Francisco, em dezembro do ano passado, para ser um dos 17 membros da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores, que investiga casos de pedofilia e abusos sexuais na Igreja.

 

Um porta-voz do cardeal se manifestou e disse que o ex-bispo sempre lutou contra os crimes e que vai processar o britânico por suas declarações.

 

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, também emitiu um comunicado, dizendo quer as declarações de Saunders tem "caráter pessoal" e "não foram ditas em nome da Comissão, que não tem a missão de pronunciar juízos sobre casos específicos".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo