Congregação salesiana adere apelo lançado pelo Papa Francisco e acolhe refugiados
A congregação salesiana adere com convicção ao apelo lançado pelo papa Francisco de acolher os refugiados. O reitor maior dos salesianos, pe. Ángel Fernández Artime, enviou nesta manhã uma carta aos provinciais da Europa pedindo que avaliem "o que cada província pode fazer e o que pode ser pedido a cada comunidade e paróquia para acolher famílias de migrantes em nossas obras".
Em particular, e de acordo com o carisma salesiano, o reitor maior pede atenção "aos menores não acompanhados e aos jovens. Hospedemos nem que seja uma família, quatro ou cinco pessoas; com o pouco de todos, faremos muito, em parceria com igrejas locais e com o território".
A carta destaca "a imensa tragédia dos refugiados e imigrantes que fogem aos milhares dos próprios países por casa da guerra, da destruição, da fome, da perseguição, e chegam à Europa expondo-se aos graves perigo da travessia do mar e das chantagens dos contrabandistas (…) Diante de tanta tragédia, não podemos permanecer indiferentes a tantas necessidades".
"Dom Bosco, de quem acabamos de celebrar o bicentenário de nascimento, nos ensina a dar respostas concretas. Isso também nos foi recordado pelo papa Francisco na visita a Valdocco, em 21 de junho passado: ‘Obrigado pela sua concretude nas coisas… O salesiano é concreto, vê o problema, pensa e assume a busca de solução’.
“Em nome da caridade e da fraternidade evangélica, em resposta ao chamado de Deus e ao clamor do papa Francisco, agradeço pela generosidade com que vocês mobilizarão todos os recursos possíveis em favor daqueles que, com urgência, nos dirigem um apelo premente".