CONSAGRAÇÃO DA CRIANÇA À SANTÌSSIMA VIRGEM MARIA, NOSSA SENHORA, MÃE DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
(Para depois do Batismo (facultativo). Conforme as normas do Concílio Plenário Brasileiro de 1915.)
ORAÇÃO INICIAL: Oremos.
Senhor, Pai todo-poderoso, que pelo santo batismo redemistes esta criança dos laços do pecado original, adornando-a com a graça santificante, e tornando-a membro vivo de Cristo e de sua Igreja e templo vivo do Espírito Santo; nós vos damos graças por esta grande misericórdia. Conservai-lhe a inocência batismal com toda a graça que acaba de receber ( ou que recebeu). Preservai-a de todos os males do corpo e da alma. Abençoai seus pais e padrinhos. Concedei, aos que vão guiar esta criança no caminho da virtude e da piedade, a felicidade eterna. Amém
PARA A MÃE:
Oremos.
Senhor Jesus Cristo, que vos dignastes dar-nos por Mãe a vossa própria Mãe, a Santíssima Virgem Maria; volvei vosso olhar, nós vos pedimos, para esta vossa serva, que hoje recomenda à especial proteção da Santíssima Virgem Maria seu filho purificado(sua filha purificada) pela água salutar do Batismo consagrando-o (a) ao serviço da mesma Virgem. Concedei que mãe e filho (a), firmes e estáveis no vosso amor, perseverando na devoção à vossa Mãe Santíssima, sintam a sua proteção e mereçam obter, por fim a vida eterna. Por Vós, Jesus Cristo, que viveis e reinais por todo os séculos. Amém.
PARA A CRIANÇA:
Oremos.
Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe de misericórdia, à vossa maternal piedade confio esta criança, a fim de que a protejais nos perigos, fortaleçais nas adversidades, defendais do inimigo maligno, façais servir a Vosso Filho em inocência, humildade e paciência, e um dia a recebais benignamente, conduzindo-a à eterna felicidade. Dai-lhe uma vida pura! Preparai-lhe um caminho seguro: para que vendo a Jesus, participe convosco das eternas alegrias.
Debaixo da vossa proteção nos refugiamos, ó Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada nossa! Com vosso Filho reconciliai-nos; a Vosso Filho recomendai-nos; a vosso Filho apresentai-nos. Amém.
(Faz-se a aspersão com água benta)
CONSAGRAÇÃO PARA MAIORES:
Soberana minha e minha Mãe,: é perante o céu e a terra, perante os anjos e os santos, que Vos escolho por minha protetora, minha Mãe, meu abrigo e meu refúgio, consagrando-me para sempre ao vosso serviço. Tudo o que é meu é vosso, minha Soberana: meus pensamentos, minhas ações, meus afetos, meus bens, meu corpo e minha alma.
Sendo eu propriedade vossa, zelai, ó Mãe, o bem que Vos pertence. Afastai de mim as ocasiões perigosas, livrai-me de todo mal, sustentai a minha fraqueza, assisti-me em todos os momentos de minha vida.
Abençoai meu pai, minha mãe e toda a minha família, em cujo favor, de joelhos, imploro a vossa proteção e o vosso amparo.
Dai-nos a todos o céu, onde espero continuar a amar-Vos pelos séculos sem fim. Amém.