CRISTIANISMO E PARAPSICOLOGIA – POSICIONAMENTO IGREJA CATÓLICA
A Igreja Católica não tem posição oficial sobre a parapsicologia , isto porque ela se propõe a explicar fatos no plano ‘natural ‘ ou no plano da ciência.
Se o fenômeno for passível de explicação natural autêntica , a Igreja nada tem a opor ; exceto se a explicação pretender negar a verdade de uma graça ou de um milagre , ou algum outro princípio da doutrina revelada !
Na prespectiva católica existem , portanto , os carismas , as graças atuais , as intervenções angélicas , as possessões demoníacas e os milagres . A parapsicologia entende que apenas os fatos supranormais são milagres ( levitar acima de determinado limite , mover objetos além de um limte ) ou seja , intervenção direta da providência divina contrariando os determinismos naturais sem interferência humana !
O Cardeal Prospero Lambertini , futuro Papa Bento XIV , definiu os critérios para se considerar verdadeiramente milagrosa uma cura.
Critérios para a aceitação de um milagre de cura:
A doença deve ser grave e de cura impossível ou muito difícil.
Que a doença não esteja numa fase que logo decline.
Que o paciente esteja sem tomar medicamentos ou que os medicamentos não surtam efeitos
Que a cura seja súbita.
Que a cura perfeita.
Que não haja uma crise precedendo a cura.
Que a doença não volte mais.
Portanto , para que uma cura venha a ser considerada milagrosa , a Igreja exige que ela seja imediata , completa e duradoura. Se não for imediata , se for incompleta , e se voltar a aparecer não é milagre !
Além , evidentemente , de não possuir rigorosamente nenhuma explicação científica.
Um milagre é sempre um fato externo , visível e que altera as leis e os determinismos naturais , visando o bem do homem ; jamais prejudicar , assustar , ferir e causar mal-estar físico. O autor do milagre é sempre Deus , que assim manifesta a Sua justiça e a Sua misericórdia infinitas .