Cruz Peregrina chega à SP enviada para a Jornada Mundial da Juventude de 2013
Chegou na cidade de São Paulo a Cruz Peregrina – enviada pelo Papa ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude.
As caixas vieram da capital da Espanha, passaram por Brasília e chegaram a São Paulo. Foram abertas sob as luzes dos vitrais de uma pequena capela e estava erguida a cruz peregrina ou a cruz dos jovens. Na placa de bronze o arcebispo de São Paulo leu as palavras de João Paulo II.
O pedido foi feito em 1985 quando João Paulo II entregou aos jovens do mundo a guarda da cruz que tinha sido oferecida a ele por um pequeno grupo de rapazes.
Ela passou então a ser o símbolo da Jornada Mundial da Juventude, ganhando em 2003 a companhia do ícone com a imagem da virgem Maria.
A cruz é muito simples, feita só de madeira já exibe as marcas das muitas viagens, o que faz dela um símbolo especial é o fato de já ter passado pelas mãos e ombros de milhares de jovens e ter cruzado fronteiras em várias partes do mundo.
A peregrinação agora será por todos os estados brasileiros até chegar ao Rio de Janeiro em 2013, quando a cidade receberá o papa Bento XVI e será a sede da Jornada Mundial da Juventude.
“Que os jovens tenham possibilidade de através do encontro com a cruz de cristo ter o encontro com ele mesmo”, diz o Cardeal Arcebispo Dom Odilo Scherer.