De caráter beneficente, seleção do Vaticano fará amistoso na Alemanha
No próximo domingo (10), às 13h (horário local), a seleção de futebol da Santa Sé irá disputar um amistoso em Frankfurt, na Alemanha, contra uma equipe de veteranos do Borussia Mönchengladbach, segundo informações da Rádio Vaticano. De acordo com a emissora, o time católico será composto por funcionários dos correios locais, da gendarmaria e, pela primeira vez, da Secretaria de Estado e da Guarda Suíça Pontifícia.
De caráter beneficente, a ideia da partida nasceu ainda em 2011, sob o pontificado de Bento XVI, que é alemão, e foi confirmada agora por Francisco. "Isso é bonito: a continuidade. Quando o Papa soube, não fez outra coisa senão aplaudir a iniciativa. Conhecemos o seu espírito esportivo. Os dois papas viram de modo claro a importância do esporte", disse à rádio o monsenhor Guillermo Karcher, um dos organizadores do jogo.
Apesar de disputar confrontos eventualmente, a seleção do Vaticano é amadora, já que a Santa Sé não quis filiar-se à Fifa ou à Uefa, embora tivesse esse direito.