Dom Fellay: “A situação da Igreja é catastrófica, e o atual Papa a tornou dez mil vez pior”
Dom Bernard Fellay, DICI.org
Comento:
- Seguem, abaixo, dois documentos publicados pela DICI, órgão de imprensa da FSSPX, no dia 16 de outubro de 2013.
- Eles foram traduzidos para o português por Carlos Wolkartt.
- O primeiro é o resumo de uma conferência que Dom Fellay deu em um congresso da Angelus Press, em Kansas; esse congresso ocorreu entre os dias 11 e 12 de outubro de 2013.
- O segundo recolhe extratos de um sermão que Dom Fellay profereriu no dia seguinte (13/10/13), também na cidade de Kansas.
- Trecho importante para o tema das relações Santa Sé-FSSPX:
Sobre as discussões com Roma: “Qualquer gênero de procedimento que visa um reconhecimento terminou quando as autoridades romanas me entregaram o documento de 13 de junho de 2012 para assinar. Nesse dia, disse-lhes: “Não posso aceitar este documento”. Disse-lhes, desde o começo, em setembro do ano anterior, que não podíamos aceitar aquela “hermenêutica da continuidade”, visto que não é verdade, não corresponde à realidade. Vai de encontro à realidade. Por isso, não a aceitamos. O Concílio não está em continuidade com a Tradição. É assim. Então, quando o Papa Bento XVI pediu que reconhecêssemos que o Concílio é parte integrante da Tradição, dissemos: “Desculpe, mas não é assim, portanto não vamos assinar. Não vamos reconhecer isso”.
“O mesmo em relação à missa. Querem que reconheçamos não só que a [nova] missa é válida com a condição de que seja celebrada corretamente etc., mas também que é lícita. Eu lhes disse: não usamos esta palavra. É um pouco confusa. Nossos fiéis já estão um pouco confundidos em relação à sua validade, por isso lhes dissemos: “A missa nova é má, é má. Ponto final!”. Provavelmente as autoridades romanas não estavam muito contentes”.
Acrescentou: “Mesmo assim, jamais foi nossa intenção pretender que o Concílio seja considerado como bom, ou que a missa nova seja “legítima”.
Primeiro documento:
Compte-rendu de la conférence de Mgr Fellay lors du congrès de l´Angelus Press, aux États-Unis
Durante o congresso da Angelus Press, realizado nos dias 11 e 12 de outubro de 2013, Mons. Bernard Fellay, Superior Geral da Fraternidade São Pio X, deu uma conferência e um sermão dominical. Nesta ocasião, falou da situação da Igreja e do Papa Francisco. No portal Catholic Family News, John Vennari fez um resumo destas interversões sob o seguinte título: “Mons. Fellay fala do Papa Francisco: «Temos diante de nós um verdadeiro modernista!»”. Apresentamos a seguir a tradução em português desta síntese da conferência de 12 de outubro, cuja gravação integral está disponível em inglês no site DICI.
FONTE: BLOG: guilhermechenta.com