Dominicanos celebram 800 anos de história
A Ordem dos Pregadores celebrará em 2016 um ano jubilar com o tema “Enviados para pregar o Evangelho”. Três representantes da Família Dominicana apresentaram nesta terça-feira, em Madri, as atividades programadas para a celebração do seu oitavo centenário, que vão de 7 de novembro de 2015, com vésperas e um recital musical presididos pelo arcebispo dom Carlos Osoro, até 22 de janeiro de 2017, no encontro de encerramento em Roma com a presença do papa Francisco.
O presidente da Família Dominicana e prior provincial da Espanha, frei Javier Carballo, destacou a importância do centenário da aprovação da ordem fundada por São Domingos de Gusmão e a constante contribuição dos dominicanos e dominicanas para a renovação da Igreja. Segundo o frei Carballo, o jubileu é também um convite à renovação da pregação no século XXI.
A secretária da Família Dominicana, irmã Pilar del Barrio, ressaltou que a Ordem dos Pregadores nasceu como família. A primeira comunidade formada por São Domingos era de dominicanas, frades e leigos. Atualmente, a ordem é formada por freiras, frades, irmãs, leigos e jovens pertencentes ao Movimento Juvenil Dominicano.
Por último, o presidente da comissão dos frades para o jubileu, frei Xavier Gómez, explicou algumas das principais atividades e seu objetivo de promover encontros e renovar a pregação nos âmbitos prioritários para os dominicanos e dominicanas. A programação tem três grupos de atividades: congressos, arte e diálogo inter-religioso e social.
Entre os congressos, destacam-se o de Salamanca, “A universidade ontem e hoje – a serviço do quê?”; o congresso preparado pelas fundações educativas da Ordem de Pregadores, “800 rumo à sabedoria”; e um congresso internacional em Roma que tratará do envio da ordem e da renovação da pregação.
“Silêncios” é uma exposição itinerante coletiva de arte contemporânea que percorrerá a Espanha.
No âmbito do diálogo inter-religioso e dos direitos humanos estão as Jornadas de Estudo “Memória e desafios do diálogo: o valor da palavra”, em Valência; “Dominicanos pela defesa dos direitos humanos”, em Salamanca; e um ato jubilar solidário que será realizado por toda a Família Dominicana.
Outro acontecimento relevante é a criação de uma nova província dos frades dominicanos. As três províncias históricas da Espanha, Bética e Aragão serão unidas para criar a nova província de Hispania.
Um encontro da Família Dominicana e a peregrinação pelos Caminhos de São Domingos pela Espanha, sul da França e Itália são outros eventos de destaque entre os muitos preparados para celebrar o oitavo centenário da Ordem dos Pregadores.