El Salvador comemora o 35º aniversário do martírio de Mons. Romero, assassinado por ódio à fé
El Salvador se mobiliza nesta terça-feira para comemorar o 35º aniversário do martírio do Servo de Deus, Óscar Arnulfo Romero Galdámez, que será beatificado no dia 23 de maio de 2015 na Plaza El Salvador del Mundo da capital. O anúncio foi feito por Mons. Vincenzo Paglia, postulador da causa do arcebispo salvadorenho, assassinado por ódio à fé no dia 24 março de 1980.
Perante a próxima beatificação, alguns dos atos comemorativos que se realizam normalmente hoje foram adiantados ou deslocados para a cerimônia do próximo dia 23 de maio, que será presidida pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.
O evento mais notável e multitudinário com o qual se recorda todo mês de março mons. Romero, a Peregrinação da Luz, aconteceu no último sábado “para que pudessem participar mais pessoas de El Salvador e pessoas de outros países tivessem a oportunidade de vir”, disseram os organizadores.
A esta convocatória se juntaram milhares de fieis para caminhar em honra do prelado assassinado desde a Praça El Salvador del Mundo até a Catedral Metropolitana.
Para este dia, a Fundação Monsenhor Romero organizou uma missa na capela do Hospital La Divina Providencia em San Salvador, onde o arcebispo foi assassinado a tiros por um esquadrão da morte em 1980.
Depois, os participantes irão realizar uma caminhada da Divina Providência até o recém-restaurado monumento a Mons. Romero, nas proximidades da Plaza El Salvador del Mundo da capital. E, em seguida, irão ao Monumento à Memória e à Verdade, no Parque Cuscatlán, onde estão inscritos os nomes de umas 23 mil vítimas da guerra civil salvadorenha, incluindo o arcebispo de San Salvador.
A peregrinação concluirá na cripta da Catedral, onde estão os restos do prelado e que foi visitado por personalidades como o Papa João Paulo II; o presidente dos EUA, Barack Obama; o secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, entre outros.
Por seu lado, o cardeal panamenho José Luis Lacunza oficiará nesta terça-feira – às 10hs da manhã, hora local – a celebração eucarística na catedral de San Salvador, juntamente com os bispos do país.