Últimas Notícias

Em Bangui, na República Centro-Africana, Papa Francisco inicia Jubileu da Misericórdia

Paramentos Litúrgicos

O papa Francisco abriu a Porta Santa em cerimônia realizada na catedral de Bangui, na República Centro-Africana (RCA), antecipando o início do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

"Bangui se converte na capital espiritual do mundo", disse o religioso. "Pedimos a paz para todos os países do mundo", acrescentou. Jorge Mario Bergoglio lembrou que o ano santo foi "antecipado em um país que sofre há anos com o ódio, a incompreensão e a falta de paz".

Papa viajou à RCA trazendo uma mensagem de paz e reconciliação para um país onde a violência entre cristãos e muçulmanos causou o deslocamento de cerca de 1 milhão de pessoas nos últimos dois anos. "Bangui se tornou a capital espiritual do pedido pela misericórdia. Todos nós queremos a misericórdia, reconciliação, perdão, para Bangui e para toda a República Centro Africana (RCA) e todos os países. Pedimos, todos juntos, paz, amor e perdão, com essa oração começamos o ano santo", concluiu.

Com a abertura da Porta Santa, o Papa antecipou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, uma das mais importantes celebrações do catolicismo, de 8 de dezembro para 29 de novembro. Especialistas acreditam que atitude foi uma forma de descentralizar o evento, que acontece no Vaticano, em Roma.

O papa Francisco chegou à Bangui neste domingo, na terceira e última etapa de um giro histórico pela África que incluiu Quênia e Uganda em seu roteiro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo