Em missa na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, Papa pede que todos sejam discípulos do Senhor
O papa Francisco destacou a importância do trabalho missionário e de incentivar os jovens a serem discípulos de Cristo, em uma missa celebrada na manhã deste sábado, dia 27, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.
Em sintonia com o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, "Ide e fazei discípulos entre todas as nações", Francisco afirmou durante sua homilia que "devemos ser missionários onde estivermos". "Devemos nos sentir muito orgulhosos em servir a Cristo e ir às favelas", destacou o Papa na celebração, cuja participação foi restrita apenas a bispos, religiosos e seminaristas. Segundo o Pontífice, ser missionário e "permanecer em Cristo" não "significa se afastar" de sua família e cidade. "Ser discípulo missionário é parte essencial de ser cristão", argumentou o Papa. "Este permanecer em Cristo marca tudo o que somos e o que fazemos", disse Francisco, pedindo que os religiosos incentivem os jovens a "redescobrirem o valor e a alegria da fé".
"Temos que ser mensageiros da fé. Temos que sair para buscar e encontrar jovens para a Igreja", afirmou. "Os jovens são os convidados VIP das paróquias", disse Francisco.
O Pontífice afirmou ainda que os religiosos devem promover a "cultura do encontro" e "ir contra a corrente da cultura da exclusão e do descarte". "A solidariedade e a fraternidade são elementos que fazem nossa civilização ser realmente humana", comentou o Papa. "Que Deus conceda a todos a graça de sermos discípulos do Senhor", pediu.