Embaixada britânica no Vaticano celebra 30 anos de relações diplomáticas permanentees com a Santa Sé
A embaixada britânica no Vaticano celebrou hoje 30 anos de relações diplomáticas permanentes com a Santa Sé, com um colóquio que recorda a viagem de João Paulo II a Inglaterra, Escócia e Pais de Gales, em 1982.
“O colóquio, que será acolhido pelo Colégio Inglês, em Roma, vai contar com a presença de líderes católicos e anglicanos vindos de toda Grã-Bretanha, bem como diplomatas e historiadores, que explorarão o passado, presente e futuro das relações ecuménicas e diplomáticas entre os dois Estados”, adianta o serviço informativo da Santa Sé.
Apesar dos acontecimentos de 1982 marcarem um passo importante na reconciliação entre a Igreja Anglicana e a Igreja Católica, depois do período da Reforma (século XVI), a relação entre Vaticano e Grã-Bretanha vem de muito mais atrás, realça o embaixador inglês, Nigel Baker.
“A primeira figura que representou Inglaterra junto da Santa Sé foi John Sherwin, nomeado pelo rei Eduardo IV em 1479”, realça aquele responsável.
Em termos de uma relação diplomática, acrescenta, a embaixada junto do Vaticano é “a representação mais antiga do universo britânico”.