Encíclica do Papa Francisco também falará sobre desnutrição
A aguardada encíclica do papa Francisco sobre o meio ambiente também dará espaço aos temas da fome e da desnutrição. Pelo menos é o que diz o cardeal Peter Turkson, presidente do Pontifício Conselho de Justiça e Paz.
O órgão foi o responsável por elaborar um livro chamado "Terra e comida", que trata amplamente desses dois assuntos. "Pode-se afirmar que, a partir do momento em que esse Pontifício Conselho teve a função de preparar um primeiro rascunho da encíclica, está claro que algumas das ideias apresentadas nesse volume [Terra e comida] estarão no documento", declarou o religioso.
Entre outras coisas, a publicação lançada em fevereiro passado defende que a humanidade não terá paz enquanto a fome não for superada e que a alimentação é um "direito humano fundamental, intrinsecamente ligado ao próprio direito à vida". O texto ainda condena a "corrida ao consumo e ao desperdício", como mencionado muitas vezes por Bento XVI, e a "cultura do descarte", ideia recorrente nos discursos de Francisco.