Encontro de amor: CNBB e Lula, a vaca lambe o bezerro
As fotos não mentem: quanta alegria, quanta felicidade, quanta desenvoltura entre a presidência da CNBB e o Lula! Como diziam os antigos, “a vaca sempre lambe a sua cria”.
Contudo, uma dúvida fica no ar: o que estava fazendo ali S. Exa. Revma. o Núncio Apostólico no Brasil?
O encontro, para além de uma manifestação das relações afetuosas entre a CNBB e o PT, além de demonstrar o quanto estas são efusivas e, por que não dizê-lo?, promíscuas – note-se o silêncio complacente da Conferência nos últimos meses, desde a eleição do seu protegido –, pode ter algo a ver com a visita de Lula ao Papa Francisco.
Francisco nunca escondeu que manca da perna esquerda – sim, temos um papa ultra-canhoto! Há muito tempo a Igreja não sofria um pontificado tão marcadamente ideológico e político, que não perde ocasião de manifestar a sua sintonia com tudo que há de mais marxista e revolucionário. Entretanto, não podemos esquecer que ele trabalha com fontes; e a sua fonte privilegiada de informações não é a nunciatura, mas a cúpula petista que preside o sindicato episcopal brasileiro.
Quando se juntam a fome e a vontade de comer, a cabeça esquerdista é fartamente engordada pelas informações transmitidas pelos mencionados emissores… E a verdadeira fonte de poder, a Igreja, ou melhor, aqueles que ocupam seus cargos de comando, não se envergonha de confessar publicamente a sua subserviência ao esquema da nomenklatura – não, a Igreja do Brasil não é diferente da cismática Russa: são tão acólitos de Lula quanto Kiril de Putin, com as bênçãos de Francisco,.
Não seria absurdo conjecturar, portanto, que essa tenha sido uma reunião de alinhamento de discurso: CNBB e Lula, muito juntinhos e compactos – “ninguém solta a mão de ninguém”, lembram? – para transmitirem a mesma impressão ao pontífice convalescente, cuja convalescença anciã é altamente vencida pelo seu ativismo político incansável.
Porém, todo aquele que necessita alinhar discurso é justamente porque pretende passar informações não verdadeiras. Livre-nos, Deus, porém, de imaginar que tão ilibados prelados sejam capazes de engajar-se em fake news – justo eles que lutam tão fortemente contra isso, a ponto de terem sido os maiores promotores da Lei “Ficha Limpa”, que justamente permitiu a cassação de Dalagnol e a recondução à presidência do atual presidente de nove dedos.
É tudo muito lindo, tudo muito poético, muito bíblico! Como dizia Bento XVI, um ano antes de sua renúncia, “enquanto Pedro dorme, Judas está bem acordado”! (Por Fratres in Unum)