Discussão

Esperar do Papa Francisco uma ruptura com a doutrina católica é um despropósito. Doutrina é imutável

Paramentos Litúrgicos

Doutrina é imutávelPapa Francisco esteve em solo brasileiro na JMJ, e recebeu diversas homenagens e até veneração para desespero daqueles que, alegando o fato de ser o Brasil um estado laico, não se devia dar tanto espaço e dinheiro para receber o chefe supremo de uma religião que não representa a fé e o modo de outras religiões praticadas por grande parcela do povo brasileiro.

Curiosamente, quando Fidel Castro recebeu a visita de João Paulo 2º, fez tudo o que outros países costumam fazer: não só recebeu o visitante oficialmente, dentro e fora dos protocolos habituais, mas participou, de corpo presente, à missa rezada pelo papa, ao lado de um amigo que não era cubano nem católico, o escritor Gabriel García Márquez. O mesmo aconteceu nas visitas de Bento 16 a países laicos e não laicos.

Questiúnculas à parte, o que sobra é o futuro que, de certa forma, pode ser melhorado ou piorado pela liderança espiritual de um homem que dá os primeiros passos no cenário mundial.

Esperar do papa Francisco uma ruptura com o dogma e a moral do cristianismo em sua versão católica é mais que um despropósito: é uma burrice. A doutrina não se muda; é imutável. Ela pode ser adaptada em certas situações da atualidade, mas esperar de fato uma mudança na doutrina, é algo que jamais acontecerá. Ele está comprometido pela fé e pelo seu estado sacerdotal com um corpo de doutrinas que atravessou mais de 2.000 anos e pelo qual foi eleito não democraticamente, mas legitimamente pelos representantes da comunidade católica universal.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo