Estatísticas sobre a Igreja Católica na Turquia, em virtude da visita ao país do Sumo Pontífice
O Papa Francisco, aceitando o convite do Presidente da República da Turquia, do Patriarca Bartolomeu I e do Presidente da Conferência Episcopal, irá realizar uma visita apostólica de três dias à Turquia do 28 ao 30 de novembro. Em preparação para a viagem, a sala de imprensa do Vaticano publicou alguns dados interessantes sobre a população deste país.
A Turquia tem uma área de 774.815 km2 e uma população de 76.140.000 habitantes, dos quais 53.000 são católicos – o que representa 0,07% da população. A nação tem sete circunscrições eclesiásticas, 54 paróquias e 13 centros pastorais. Realizam tarefas de apostolado 6 bispos, 58 sacerdotes (entre diocesanos e religiosos), 2 diáconos, 7 religiosos não sacerdotes, 54 religiosas, 2 membros de institutos seculares, 7 missionários leigos e 68 catequistas. Os seminaristas maiores são 4.
Além disso, a Igreja Católica tem na Turquia 23 escolas de todos os níveis, além de 6 centros de educação especial. Também existem 3 hospitais, 2 ambulatórios e 5 residências para idosos e deficientes.
Durante a viagem, o papa visitará Ancara e Istambul. No programa, ainda que provisório, está previstao que na sexta-feira 28, às 9 horas, saia do aeroporto de Roma Fiumicino e chegue ao aeroporto de Esemboğa, de Ancara, onde terá uma recepção oficial. Em seguida, visitará o mausoléu de Ataturk, e logo depois, no Palácio Presidencial, será a cerimônia de boas-vindas, a visita de cortesia ao presidente turco e o encontro com as autoridades locais. Em seguida encontrará o primeiro ministro e também visitará no Diyanet, o Presidente de Assuntos Religiosos. Aqui acontecerá o primeiro discurso do Santo Padre.
No sábado, 29, às 9h30 sai de avião do aeroporto Esemboğa de Ancara, e às 10h30 chega ao aeroporto internacional Atatürk de Istambul. Está previsto também uma visita ao Museu de Santa Sofia, e à Mesquita do Sultão Ahmet. Em seguida a Santa Missa na catedral católica do Espírito Santo. Na Igreja Patriarcal de São Jorge, uma oração ecumênica será realizada e no Palácio Patriarcal o encontro privado com Bartolomeu I.
Finalmente, no domingo, 30, se celebrará a santa missa em privado na Delegação Apostólica. Depois, a divina liturgia na Igreja Patriarcal de São Jorge. E em seguida será a benção ecumênica e assinatura da declaração conjunta. Ato seguido, na sede do Patriarcado Ecumênico, o santo padre Francisco almoçará junto com a sua santidade Bartolomeu. Às 16h45 será a despedida no aeroporto Atatürk, em Istambul. O vôo sai às 17h e chega às 18h40 no aeroporto de Ciampino, em Roma.