Ex-arcebispo de Cracóvia, Józef Wesolowski, será julgado por pedofilia em julho
O ex-núncio católico da República Dominicana e ex-arcebispo de Cracóvia Józef Wesolowski, de 66 anos, será julgado no dia 11 de julho, informou o Vaticano nesta segunda-feira (15).
Ele é acusado de abusar sexualmente de menores enquanto atuava em Santo Domingo e de arquivar material pornográfico infantil. Atualmente, o ex-núncio está em "prisão domiciliar" na própria Santa Sé desde setembro de 2014.
Wesolowski será processado com base nas normas em vigor da reforma penal de 2013 e pode pegar uma pena de seis a sete anos de prisão, mais eventuais agravantes.
Os juízes vaticanos afirmam que há motivos suficientes para iniciar o julgamento e que estão se baseando em investigações realizadas pela Santa Sé sobre o caso. Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, "não está excluída a possibilidade de formas de cooperação judicial internacional".
Na esfera religiosa, o polonês já havia sido condenado pela Congregação para a Doutrina para a Fé pelos crimes sexuais. A sentença canônica lhe rendeu a perda do título de arcebispo e o encaminhou para responder por seus atos na Justiça.
Wesolowski atuou na República Dominicana entre janeiro de 2008 e agosto de 2013.