Últimas Notícias

“Expressar na vida o sacramento que recebemos”, diz o Papa Francisco

Paramentos Litúrgicos

01 DE ABRIL DE 2013 – SEGUNDA-FEIRA: Ao meio-dia de hoje, o Santo Padre Francisco, da janela de seu escritório no Palácio Apostólico Vaticano, rezou o Regina Coeli com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro. Apresentamos a seguir as palavras do Papa na oração mariana da Páscoa.

Queridos irmãos e irmãs,

Bom dia e Feliz Páscoa a todos! Obrigado por terem vindo também hoje numerosos para compartilhar a alegria da Páscoa, mistério central da nossa fé. Que a força da ressurreição de Cristo alcance a todos – especialmente aqueles que sofrem – e as situações mais carentes de confiança e esperança.

Cristo venceu o mal completamente e definitivamente, mas cabe a nós, homens de todos os tempos, acolher esta vitória em nossas vidas e nas realidades concretas da história e da sociedade. Por esta razão, parece importante ressaltar o que, hoje, pedimos a Deus na liturgia:

Ó Deus, que fazeis crescer a vossa Igreja, dando-lhe sempre novos filhos e filhas, concedei que por toda a sua vida estes vossos servos e servas sejam fiéis ao sacramento do batismo que receberam, professando a fé. (Oração do dia –Oitava da Páscoa).

É verdade, o Batismo que nos faz filhos de Deus, a Eucaristia que nos une a Cristo, devem tornar-se vida, se traduzir em atitudes,  comportamentos, gestos,  escolhas. A graça contida nos Sacramentos pascais é uma enorme força para a nossa existência, para a vida familiar, para as relações sociais. Mas tudo passa através do coração humano: se eu me deixo alcançar pela graça do Cristo ressuscitado, se a permito mudar-me naquele aspecto que não é bom, que pode ferir a mim e aos outros, eu permito que a vitória de Cristo se afirme na minha vida, para ampliar sua ação benéfica. Esse é o poder da graça! Sem a graça, nada podemos. Sem a graça, nada podemos! E com a graça do Batismo e da Comunhão eucarística podemos nos tornar um instrumento da misericórdia de Deus, daquela bela misericórdia de Deus!

Expressar na vida o sacramento que recebemos: eis ai, queridos irmãos e irmãs, o nosso compromisso cotidiano, mas eu diria também,  a nossa alegria cotidiana! A alegria de sentir-se instrumento da graça de Cristo, como ramo da videira que é Ele mesmo, inspirados pela seiva do Seu Espírito!

Rezemos  juntos, em nome do Senhor morto e ressuscitado, e através da intercessão de Maria Santíssima, para que o Mistério pascal possa aja profundamente em nós e neste nosso tempo, a fim que o ódio dê lugar ao amor, a mentira à verdade, a  vingança ao perdão, a tristeza à alegria.

Depois da Regina Coeli:

Saúdo com afeto a todos vós, queridos peregrinos vindos de vários continentes para participar deste encontro de oração.

Espero que cada um viva serenamente esta Segunda-feira do Anjo, em que ressoa fortemente o anúncio jubiloso da Páscoa: Cristo ressuscitou! Feliz Páscoa a todos!

Feliz Páscoa a todos e bom almoço!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo