FABIO BOTTO: “Deus é capaz de vencer o mal e nos dar uma vida nova”, diz o Papa Bento XVI
O Papa Bento XVI explicou esta noite na tradicional Via Sacra de Sexta-Feira Santa, no Coliseu de Roma, porque razão faz sentido confiar em Deus.
“Deus dobrou-se sobre nós para poder chegar aos recantos mais obscuros da nossa vida, para nos estender a mão, nos atrair a Si para nos levar até Ele. A cruz fala-nos do amor supremo de Deus e convida-nos a renovar hoje a nossa fé na potência deste amor, a crer que em todas as situações da nossa vida e na história do mundo, Deus é capaz de vencer a morte, o pecado, o mal e nos dar uma vida nova”, afirmou o Papa perante milhares de fiéis.
Bento XVI lembrou o sofrimento das crianças e falou ainda das “várias máscaras da mentira” que "ridicularizam a verdade", bem como de um “vazio de sentido e de valores” na educação.
Desta vez as meditações foram escritas por uma mulher, uma freira de clausura italiana. A Irmã Maria Rita Piccione, agostiniana, inspirou-se nos escritos de Santo Agostinho e do próprio Papa sobre a verdade, honestidade, humildade, obediência, liberdade, paciência, conversão e perseverança.
Este ano, simbolicamente, carregaram a cruz, no Coliseu, uma família italiana, outra da Etiópia, um doente em cadeira de rodas, uma rapariga do Egipto e alguns franciscanos da Terra Santa. (FABIO BOTTO)