Últimas Notícias

Filadélfia, nos Estados Unidos, recebe uma exposição sobre os tesouros bíblicos

Paramentos Litúrgicos

A visita do Papa Francisco a Filadélfia, a ser realizada de 22-27 setembro, será comemorada com uma excelente mostra. "Sacred Writings. Extraordinary Texts of The Biblical World" (Escritos Sagrados. Textos extraordinários mundo bíblico) é o título da exposição de fragmentos de papel antigo preparada pelo Penn Museum da Filadelfia e estará aberta do 15 de agosto ao 7 de novembro. O objetivo – explica um artigo no L'Osservatore Romano – é destacar as diferentes formas pelas quais a Bíblia e as tradições que a rodeiam têm sido representadas ao longo dos séculos e em todos os continentes.

Assim, será possível ver um dos mais antigos fragmentos do Evangelho de Mateus, escrito em um papiro, em grego antigo, do século III. Tal fragmento contém o início do Evangelho do Apóstolo, no qual se ilustra a descendência de Jesus. Outra peça valiosa é a primeira tradução em inglês, autorizada pela Igreja de Roma, do Novo Testamento impresso em Reims, França, em 1582. Na exposição, está também a primeira Bíblia completa impressa no novo mundo, cuja tradução, para os americanos de

Massachusetts, foi realizada em 1663 pelo missionário puritano John Eliot. Além disso, poder-se-á admirar uma tabuleta de argila com caracteres sumérios cuneiformes, de cerca de 1650 antes da era cristã, que contém a primeira versão da grande inundação na Mesopotâmia. Esta versão foi incluída na Epopéia de Gilgamesh.

Também terá um Novo Testamento poliglota, escrito pelo estudioso alemão Elias Hutter em Nuremberg, 1599, em doze línguas: siríaco, hebraico, grego, latim, alemão, Tcheco, italiano, espanhol, francês, inglês, dinamarquês e polaco. Para enriquecer a amostra, há também um manuscrito, em italiano, do final do século XV, ilustrando os principais acontecimentos históricos da criação até a eleição do Papa Sisto IV (1471).

A mostra sobre as Escrituras não é a única que será possível visitar na Filadélfia nos próximos meses. Do 21 de agosto ao 3 janeiro de 2016 haverá também "Religious Liberty and the Founding of America"  ​​(Liberdade Religiosa e a Fundação da América). Através de um percurso marcado por preciosos documentos pretende-se destacar o papel fundamental da religião na construção da sociedade americana e como a liberdade religiosa tornou-se um direito garantido pela primeira emenda na Constituição dos EUA. Entre os documentos em exposição estão cópias da carta do 15 de março de 1790 do primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, aos fiéis católicos do país, onde destaca-se que devem ser tratados como todos os outros cidadãos norte-americanos .

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo