Igreja Católica comemora com alegria o aniversário do Papa Bento XVI
O papa Bento XVI completa 85 anos, uma recorrência que "a igreja celebra com alegria, enquanto chegam mensagem de congratulações de todo o mundo", afirmou o porta-voz vaticano padre Federico Lombardi.
Lombardi, em entrevista à Rádio Vaticana, expressa ao Papa "principalmente dois sentimentos, um é a gratidão ao Senhor por este Papa que nos guia com grande força. gentileza e fé e que, então, é um dom de Deus. O outro é a admiração, apesar de ter começado este ministério pela igreja universal numa idade avançada, se trata de um pontificado muito rico e intenso, com muitas viagens e eventos muito importantes, com um magistério intenso e múltiplo".
"Então devemos dizer que o que o Papa conseguiu fazer nestes sete anos é uma admirável", disse ele.
O porta-voz destaca que o que mais o marca neste Pontífice "é a sua gentileza e a sua atenção; vive muito intensamente a relação de reaproximação com as pessoas, escuta de verdade o que o seu interlocutor tem a dizer e o faz com grade atenção e respeito. Também tem uma clareza de pensamento e expressão, uma densidade de conteúdo que expressa, além da sua gentileza a sua atenção que atinge de forma verdadeiramente profunda".
O Pontificado de Bento XVI se concentra "na essência de sua missão, ou seja, a prioridade da atenção em Deus e ao transcendente", destaca Lombardi.