Últimas Notícias

Jornal Vaticano defende Cardeal croata

Paramentos Litúrgicos

CIDADE DO VATICANO, 7 JUN (ANSA) – O jornal vaticano L'Osservatore Romano defendeu hoje o cardeal croata Alojzije Stepinac (1898-1960), acusado de não ter se rebelado contra o regime fascista de Ante Pavelic.
   
No último fim de semana, o papa Bento XVI visitou o túmulo do religioso, durante uma viagem de dois dias à Croácia. O gesto do Pontífice incitou um protesto realizado por uma associação de vítimas do Holocausto croata.
   
Mas, de acordo com o jornal vaticano, "são notáveis as palavras de Stepinac em defesa dos perseguidos, fossem eles sérvios os judeus".
   
A publicação também relembra as palavras do ex-presidente da comunidade judaica nos Estados Unidos Louis Breier. "Este grande homem da Igreja foi acusado de ser um colaborador nazista. Nós, judeus, negamos. Ele é um dos raros homens que, na Europa, ficaram contra a tirania nazista, inclusive no momento mais perigoso de se fazer isso".
   
A publicação também lembrou que líderes judeus, como o presidente do Comitê de Coordenação das Comunidades Judaicas Croatas, Ognjen Kraus, estavam presentes na cerimônia de beatificação do cardeal, realizada em 3 de outubro de 1998.
   
Stepinac é visto na Croácia como um dos religiosos que não agiu suficientemente contra o regime pró-nazista de Ustasha, instituído no país em 1941 pelas potências do Eixo. O regime tinha o objetivo de converter parte dos sérvios ao catolicismo, assim como exterminar outras etnias e religiões, como judeus e ciganos. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo