Jornalista alemão diz que o Papa vai encorajar Igreja Católica no Brasil e trazer fiéis de volta
A viagem do papa Francisco ao Brasil, por causa da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, pode começar a marcar uma característica deste novo papado: a tentativa da Igreja Católica de voltar “às raízes cristãs”. Esta é a opinião do correspondente Andreas Englisch, jornalista alemão especialista em Vaticano que acaba de lançar o livro Francisco – O Papa dos Humildes, pela editora Universo dos Livros.
“Eu acho que ele vai ser lembrado como o papa Robin Hood – o papa da revolução interna do Vaticano. Ele é humilde sem dúvida nenhuma, mas isso tem um significado e o significado é que este papa faz algo incrível: ele tenta trazer a igreja de volta às raízes cristãs. Este é o fim do Vaticano aristocrático”, explica.
Na opinião do correspondente, em entrevista ao portal iG, o papa vai usar sua primeira viagem, desde que assumiu o cargo, em 13 de março, para falar aos pobres. “Ele vai vir para casa na América Latina. Ele vai pedir para os povos da América Latina para ajudar uns aos outros. Vai falar sobre a diferença gigante entre extremamente ricos e extremamente pobres na América Latina. Ele vai pedir que o povo da América do Sul peça apenas uma coisa: ser misericordioso”, afirma.