A Banalização do Demônio: “macumba” e “feitiçaria” podem fazer algum mal?
Pergunta internauta:
Sou católica e minha vizinha e eu não temos uma boa relação. Tive informações que ela frequenta o candomblé e que faz “trabalhos” contra minha pessoa e minha família. Uma senhora evangélica disse para eu não comer nada do que ela oferece, pois a comida está trabalhada, e pode destruir minha vida. Gostaria de saber se isso realmente existe ou é algo exagerado? Estou muito ressabiada com essa questão de macumba e “trabalhos” que possam fazer contra mim e minha família Por favor, preciso de uma orientação. Renata Lima – Maringá – PR
Resposta Portal Catolicismo Romano:
Primeiramente se você não se dá bem com a sua vizinha, não haverá motivos para comer nada do que ela faça.
Comida “enfeitiçada”, “amaldiçoada”, entre outras coisas, são coisas realmente de gente que faz e quer o mal, no entanto, tenho mais medo de comida envenenada, pois se você crê em Deus então, Ele e os anjos por certo irão te proteger.
Existem sim coisas malignas, mas Deus é infinitamente maior que isso. Se você tem fé, se confessa, comunga e crê em Deus, nada de mal irá lhe acontecer. Por outro lado, se você é auto-sugestionada, uma fiel “fajuta” e de pouca fé, provavelmente você sentira um mal estar ou algo bem pior, mas tudo fruto de sua fé anêmica e de sua mente induzida, pois a macumba não se materializa.
Infelizmente, os protestantes, de modo geral, são “servos” do demônio, pois, um simples tropeção na rua, alegam que é produto de macumba ou do satanás. Os protestantes são fregueses do “Belzebu”, pois creem mais na força dele, do que no próprio Deus. Infelizmente isso ocorre dentro do carismatismo “católico”, que de católico não tem nada. Vejamos o caso recente do Padre Marcelo Rossi, onde uma senhora com sérios problemas mentais o empurrou do altar. Felizmente o padre nada sofreu, mas não podemos justificar esse fato com atos demoníacos, como fora amplamente divulgado por grupos progressistas da Igreja. Simplesmente uma mulher perturbada psicologicamente, em um possível surto, o empurrou. Nada mais do que isso. É muito fácil responsabilizar todos os dissabores de nossa vida ao demônio. Seria um nocivo conformismo. É necessário explicar que toda ação tem uma reação e a Igreja Católica é extremamente criteriosa e prudente quando o assunto é possessão demoníaca. Nós católicos, repito, cremos infinitamente em Deus todo poderoso, criador do céu e da terra.
Ao mesmo tempo, uma pessoa jamais pode sujeitar à outra ao demônio através de um feitiço ou uma macumba. Não há meios naturais de se provocar o sobrenatural, mais ainda sobre outrem. É impossível! O princípio da razão é dado de graça por Deus até ao pior dos homens. Mas só através do aperfeiçoamento cristão o homem pode fazer dela o seu maior uso.
Impossível mandar o demônio possuir alguém através de feitiço. Quando o possesso diz com voz torta “entrei nesse corpo quando fizeram uma macumba pra ele”, entenda-se como supersticioso histérico personificando seus males (prosopopeia).
Quando virem com essa história, pode ser o mais qualificado padre exorcista,o papa, a tia da esquina, certamente tratar-se-á de falsa possessão.
(Portal Catolicismo Romano)