Marcha pela Paz ocorrerá em visita do Papa Francisco em Assis, no próximo mês de outubro
Foi convocada uma nova edição da Marcha pela Paz entre as cidades italianas de Perugia e Assis para o próximo dia 4 de outubro, data em que papa Francisco visitará Assis. Cerca de 300 mil pessoas são esperadas na cidade de São Francisco naquele dia.
O presidente da província de Perugia, Marco Vinicio Guasticchi, declarou hoje que "esse é um acontecimento histórico que deve ser preparado com cura e atenção pela inteira comunidade regional e nacional". Em toda a Itália, a partir do domingo antecedente o dia quatro de outubro será promovida uma semana em nome da paz. Enquanto no dia dois de outubro será celebrada a Jornada Internacional da Não-Violência, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e no mesmo dia da visita do Papa em Assis será celebrada a Jornada Nacional da Paz, da Fraternidade e Diálogo, criada pelo Parlamento italiano para celebrar os santos patronos da Itália, São Francisco de Assis e Santa Catarina de Siena. Outras Marchas pela Paz irão acontecer antes dessas iniciativas.
Uma no dia 29 de setembro na cidade de Forlí e a outra no domingo seguinte na cidade de Lodi. A primeira Marcha pela Paz entre Perugia e Assis foi realizada no dia 24 de setembro de 1961, organizada pelo filósofo italiano Aldo Capitini, conhecido como "o Gandhi italiano". A manifestação tem como objetivo testemunhar a favor da paz e da irmandade dos povos de forma não violenta.