Ministro diz que Vaticano confirmou presença de novo Papa no Brasil, na Jornada Mundial da Juventude
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse que que o Vaticano confirmou a presença do novo Papa ao Brasil na Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho, no Rio de Janeiro.
Carvalho disse que o governo brasileiro recebeu uma “sinalização” do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, de que o novo Papa participará do evento.
“[Recebemos] a certeza, nos dita pelo dom Orani, de que a Santa Sé já manifestou – logo depois da renúncia, naquele intervalo que o Papa continuou – de que a jornada seria mantida e a certeza da presença do novo Papa”, afirmou o ministro.
Gilberto Carvalho lembrou que, em 2005, Bento XVI participou da Jornada Mundial da Juventude em Colônia, na Alemanha, após a morte de João Paulo II.
“Recebemos [a confirmação] já de uma maneira muito clara essa tendência de [o novo Papa] vir”, disse o ministro. “A jornada é considerada um evento muito importante até para a consolidação da igreja”.
Segundo o ministro, a agenda que o Papa cumpriria no Brasil poderá sofrer mudanças. Estavam previstos, por exemplo, dois encontros com a presidente Dilma Rousseff: uma reunião privada no Palácio das Laranjeiras e a Missa de Envio, em Guaratiba. “Agora com o novo Papa vamos ver se a gente mantém essa agenda ou não. Vai depender do entendimento de ambas as partes”, declarou Carvalho.
Assim que o novo Papa for escolhido, segundo o ministro, a presidente Dilma enviará a Roma uma delegação que participará da posse. O governo brasileiro, então, mandará uma carta ao Vaticano para “renovar o convite à jornada”. “No nosso modo de ver, a eleição de um novo papa torna a jornada ainda maior porque possivelmente será a primeira viagem ao exterior”.