Missa de Acolhida marca abertura oficial da Jornada Mundial da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude começou oficialmente no início da noite desta terça-feira. Por volta das 19h30, teve início a Missa de Acolhida, celebrada por dom Orani João Tempesta, arcebispo da capital fluminense.
A missa inaugural, o único ato central que não teve a presença do papa Francisco, que passou o dia descansando na Residência Assumpção, da arquidiocese, no morro do Sumaré, Rio Comprido, zona norte carioca.
A abertura do evento ocorreu com a apresentação da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos que circulam pelo mundo todo e marcam o início da Jornada.
Os símbolos foram mostrados em um palco montado na Praia de Copacabana, diante do qual milhares de fiéis se concentravam desde o início desta tarde.
Mais de 100 mil pessoas participaram da abertura oficial da Jornada Mundial da Juventude, segundo a Polícia Militar.
Os peregrinos portaram bandeiras de diversos países e lotaram a praia para acompanhar a missa inaugural.
No início da noite, uma chuva fina caia sobre a praia de Copacabana. Mas nem isso foi capaz de afugentar os peregrinos. Alguns diziam que o clima era de réveillon.
Jovens de cinco continentes rezaram o Terço Missionário no palco. Dom Orani Tempesta, que presidiu a cerimônia, fez uma homilia, abordando a importância dos jovens na Igreja.