Missa TridentinaÚltimas Notícias

MISSA TRIDENTINA: Apesar dos rumores, nenhum documento está em preparação em Roma. Vaticano não se pronuncia oficialmente

Paramentos Litúrgicos

Várias fontes do Vaticano negaram os rumores, que circulam desde meados de junho, de que o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos está preparando um documento proibindo a celebração da missa segundo o rito pré-Vaticano II. A reportagem é de Loup Besmond de Senneville, publicada por La Croix International. O rumor vem se espalhando há vários dias: o Vaticano está supostamente prestes a proibir completamente a possibilidade de celebrar a missa na forma antiga do rito. Originário de 17 de junho do bem informado blog tradicionalista Rorate Caeli, esse rumor se espalhou rapidamente, com alguns até sugerindo a data de 16 de julho, o aniversário do Traditionis Custodes , publicado em 2021 pelo papa para restringir significativamente o uso do rito. No entanto, de acordo com várias fontes do Vaticano entrevistadas por La Croix, o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que é responsável pela liturgia, não está atualmente preparando tal documento. “Isso é apenas conversa fiada”, reclamou um alto funcionário do Vaticano. A mesma pessoa denunciou isso como “fantasias”. Outra fonte explicou que esses rumores são completamente “infundados”.

Nenhuma negação oficial

No entanto, o Vaticano até agora escolheu não negar os rumores oficialmente. “Negá-los seria dar-lhes peso, o que eles não merecem”, disse uma fonte do Vaticano. O Vaticano normalmente nunca comenta sobre tais rumores. Várias fontes explicaram ao La Croix que os rumores podem ter se originado de uma má interpretação das decisões romanas a respeito de várias comunidades ou institutos . Um desses casos envolveu os Missionários da Divina Misericórdia no sul da França, cujas ordenações foram suspensas indefinidamente a pedido de Roma. O Vaticano está atualmente examinando o caso da comunidade diocesana para determinar se é apropriado autorizá-los a celebrar de acordo com a antiga forma do rito, uma autorização exigida pela Traditionis Custodes . A publicação do motu proprio de 2021 causou tensão significativa nos círculos tradicionalistas franceses, com alguns criticando-o fortemente por minar a concessão de Bento XVI para facilitar celebrações no rito antigo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo