Morre em Roma o vaticanista Giuseppe De Carli
Morreu em Roma, aos 58 anos, o jornalista e escritor Giuseppe De Carli, responsável pela Rai Vaticano desde de 2003.
Nascido na província de Lodi, na região da Lombardia, em 18 de junho de 1952, Giuseppe De Carli era graduado em filosofia, ciências políticas e teologia, tendo lecionado letras em diversas escolas italianas. Durante anos colaborou com o jornal Il Tempo, como comentador de assuntos religiosos.
Desde sua nomeação, em 2003, ocupou-se pessoalmente da implementação da estrutura da Rai Vaticano, bem como de seus conteúdos na web. Entre alguns de seus últimos trabalhos para a televisão, figura um especial sobre João Paulo II.
Foi o idealizador da mais longa transmissão televisiva da história – "A Bíblia dia e noite" – uma maratona televisiva contínua de 139 horas, com 1.452 leitores de 64 países, dedicada à leitura integral do livro sagrado, realizada entre os dias 5 a 11 de outubro de 2008.
Autor de diversos livros, entre suas últimas publicações estão "Fare la verità nella carità. Da Joseph Ratzinger a Benedetto XVI" (Ares 2005); "Benedictus. Servus servorum Dei" (Velar/Rai Eri 2008); "L'ultimo segreto di Fatima" (Rai Eri Rizzoli 2010) – este último, um livro de entrevistas com o secretário de Estado vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.
"Sua competência nos assuntos referentes ao Vaticano – lê-se em uma nota publicada pelo porta-voz da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi – era profunda e vastíssima."
"Nós nos lembraremos dele com estima, simpatia e afeto – acrescentou o Pe. Lombardi – e o encomendamos ao Senhor com nossas orações."