Últimas Notícias

Nasce a Fundação Vaticana “Joseph Ratzinger – Bento XVI” para promover a teologia

Paramentos Litúrgicos

O cardeal Camillo Ruini apresentou à imprensa a Fundação Vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI, um novo órgão criado para promover pesquisas, estudos, publicações e conferências científicas dedicadas à teologia, que também atribuirá prêmios a especialistas no assunto.

Ruini, estimado teólogo e ex-presidente da CEI (Conferência Episcopal Italiana), será o presidente do comitê científico da Fundação e disse que o estudo das Sagradas Escrituras, a Patrística e a teologia fundamental serão as três principais áreas de atividade.

A reflexão teológica do Papa, disse o cardeal italiano, será o eixo ao redor do qual a fundação se moverá, um pensamento que segundo Ruini "não é uma teologia escrita em um dialeto eclesiástico ou teológico, motivo pelo qual pode ser compreendida e apreciada por quem não é teólogo".

A ideia de criar uma fundação surgiu dos chamados "shulerkreis", os encontros informais organizados anualmente por Bento XVI com seus ex-alunos universitários, que antes mesmo de Ratzinger se tornar cardeal, criaram um centro de estudos e documentação teológica em Munique, a cidade alemã da qual o atual Pontífice foi arcebispo.

Monsenhor Giuseppe Scotti, presidente do Conselho administrativo da nova Fundação, explicou que para o financiamento do órgão "a primeira e mais importante contribuição foi dada pelo próprio Papa".

De fato, Bento XVI doou cerca de €2,4 milhões para a criação da Fundação, o que representa 50% dos direitos autorais obtidos por ele com suas publicações, antes e depois de ser eleito Papa, já que os 50% restantes se destinam a obras de caridade.

Ruini, por sua vez, explicou que "em 2011 pretendemos entregar o que poderíamos definir como o Prêmio Nobel da teologia", que provavelmente incluirá um reconhecimento em três especialidades: estudo das Escrituras, Patrística e teologia fundamental.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo