NOSSA SENHORA DO PILAR
O título de Nossa Senhora do Pilar é o mais antigo de Nossa Senhora, mesmo não sendo muito conhecido no Brasil. A basílica do Pilar, que fica em Zaragoza, uma cidade da Espanha, é um santuário privilegiado.
Nossa Senhora do Pilar na tradição cristã:
Segundo a tradição cristã, o título de Nossa Senhora do Pilar tem origem há mais de 1900 anos. Ela diz que dia após dia aumentava a quantidade de cristãos que eram atraídos pelos milagres e pela pregação dos apóstolos. Porém, em perseguição contra a Santa Igreja, muitos cristãos eram presos, torturados e mortos pelos judeus. Com isso, os apóstolos, indignados, iniciaram a anunciar o evangelho para todos, conforme ordenou Nosso Senhor Jesus Cristo.
A missão dada a São Tiago:
São Tiago o responsável pela pregação do Santo Evangelho na Espanha. Porém, antes de sua partida, ele implorou a bênção de Maria Santíssima, como era de costume entre os apóstolos. Enquanto abençoava São Tiago, Maria disse: ”Vai, meu filho, cumpre a ordem de teu Mestre, e por Ele te rogo que, naquela cidade da Espanha em que maior número de almas converteres a fé, edifiques uma igreja em minha memória, conforme o que eu te manifestar”.
Os primeiros convertidos:
São Tiago então pregou em inúmeras províncias espanholas até chegar em Zaragoza, que margeava o rio Ebro. Na cidade, conseguiu converter oito varões a Jesus Cristo, com quem se retirava para as margens do rio durante o período noturno, para descansar e orar.
A primeira aparição de Nossa Senhora do Pilar:
Em uma dessas noites, descansando com seus discípulos, São Tiago escutou vozes de anjos cantando: ”Ave Maria, cheia de graça!” Ajoelhando-se, São Tiago pode ver a Santíssima Virgem sentada num pilar de mármore no meio de um coro de anjos. Nesse momento, Maria disse carinhosamente a ele: ”Eis aqui, meu filho, o lugar assinalado e destinado à minha honra, no qual, por teu cuidado e em minha memória, quero que seja edificada uma igreja; conserva este pilar onde estou sentada, porque meu Filho e teu Mestre enviou-o do céu pelas mãos dos anjos; junto a ele assentarás o altar da capela, e nele obrará a virtude do Altíssimo os portentos e maravilhas de minha intercessão, para com aqueles que, em suas necessidades, implorarem o meu patrocínio; e este pilar permanecerá aqui até o fim do mundo, e nunca faltarão nesta cidade verdadeiros cristãos que honrem o nome de Jesus Cristo, o meu Filho”. De repente, o coro de anjos levou Maria para sua casa em Jerusalém.
A construção da capelinha:
Depois da aparição, a Virgem Maria ainda viveu por mais onze anos. Tocado com a aparição, São Tiago logo construiu uma capelinha naquele lugar, com o auxílio dos oito discípulos, e colocou o pilar na parte de cima do altar, de modo que o pilar ficasse voltado para o rio Ebro.
A capela se torna basílica:
A capela sofreu diversas reformas e expansões ao longo dos séculos. Hoje é uma basílica grandiosa que acolhe incontáveis fiéis que vêm de todos os cantos do mundo para venerar a Virgem e seu Pilar. Muito além dos seus incríveis milagres, Nossa Senhora do Pilar é conhecida como consoladora dos aflitos, refúgio dos pecadores e Mãe da Espanha. Sua ação é principalmente espiritual. A devoção ao Pilar tem grande influência na América Ibérica, onde os países festejam o dia do descobrimento no dia 12 de outubro, que também é o dia do Pilar. A Basílica de Nossa Senhora do Pilar fica aberta durante todo o dia e está sempre cheia de fiéis que vão ao Pilar buscando graças, reconciliação e diálogo com Deus.
Uma devoção de vinte séculos:
Assim surgiu título Nossa Senhora do Pilar, que até hoje é bastante venerada na igreja católica espanhola. Já se passaram vinte séculos desde a aparição de Nossa Senhora do Pilar a São Tiago, e, apesar das invasões muçulmanas, guerras e intempéries, o pilar sagrado continua intacto na basílica de Zaragoza, sob a proteção da Virgem Maria.
Oração a Nossa Senhora do Pilar:
“Virgem Imaculada! Minha Mãe! Maria!
Eu vos renovo, hoje e para sempre a consagração de todo o meu ser para que disponhais de mim para o bem de todas as pessoas.
Somente vos peço, minha rainha e mãe da igreja, força para cooperar fielmente na vossa missão de trazer o reino de Jesus ao mundo.
Ofereço-vos, portanto, Coração Imaculado de Maria, as orações e os sacrifícios deste dia, para que fiéis à nossa consagração, sejamos igualmente disponíveis a colaborar convosco na construção de um mundo novo, ó Maria concebida sem pecado!
Rogai por nós que recorremos a vós e por todos quantos recorrem a vós, de modo particular as famílias de nossa comunidade paroquial, que vos venera com o título de Senhora do Pilar.”