“O homem não é um fungo, mas deve viver em família”, disse o Papa em uma rádio comunitária
O papa Francisco, pediu aos jovens que “sonhem grandes coisas” em um diálogo que teve com dois sacerdotes amigos de uma rádio comunitária da cidade de Santiago de Campo Gallo, na Argentina.
Durante a conversa telefônica com os padres Joaquín Giangreco e Juan Ignacio Liebana, o Papa disse que tem um desejo quando pensa em Santiago del Estero, "que em breve possa beatificar Madre Antula”. “Rezem por isso, peçam essa graça. Mamãe Antula é um exemplo do povo santiaguenho, dessa força do povo santiaguenho", disse.
Além disso, o Santo Padre observou que "há jovens que se aposentam antes do tempo. Não quero jovens tristes, aposentados, quero que trabalhem, que trabalhem duro para dar felicidade a outras pessoas, caminhar juntos, estar juntos. Que os jovens se arrisquem por coisas grandes e terão alegria”.
"Não envelheçam prematuramente e não se aposentem porque senão terão uma vida muito triste”, insistiu o Papa. “Dói-me ver um jovem triste. Este jovem já está velho, está esperando que a vida passe, que escorra das suas mãos”, acrescentou.
Perguntado sobre a encíclica Laudato si’, Francisco afirmou que é necessário fazer um esforço para aprender a cuidar-nos, se cuidamos de nós mesmos cuidamos da “casa comum”. Dessa forma, reiterou que devemos cuidar das crianças, dos avós, com “essa ternura que Jesus nos ensinou”. E reiterou que é preciso cuidar da casa comum, “desta terra que Deus nos deu”. “Sinto muito pelo desmatamento para plantar soja", disse. "Cuidem da terra, cuidem da água, cuidem de tudo o que Deus nos deu”, enfatizou.
O Papa também falou da importância da convivência pacífica: "Temos de caminhar juntos. A amizade é sempre melhor do que a guerra. Há apenas uma maneira de ganhar uma guerra: não fazê-la. Quando há uma guerra perde-se a paz, a alegria, a concórdia.
Devemos caminhar juntos. Quando alguém está na pior devemos apoiá-lo. O homem não é um fungo, é para viver em família”.
Por fim, o Santo Padre saudou "todo o povo de Campo Gallo, pequena mas linda” e dedicou uma benção especial para os jovens e avós: “Que Deus os abençoe e Nossa Senhora cuide deles”.
O Papa concluiu a sua conexão rezando junto com os sacerdotes uma Ave-Maria e disse adeus com "um grande abraço, que Deus vos abençoe".
Assim, Francisco se comunicou, pela segunda vez, com a FM Nossa Senhora do Carmen, 99,9, rádio comunitária que serve para que os missionários espalhem a sua mensagem evangelizadora a todo o norte da província.