Artigos/Curiosidades

O QUE FALTA PARA SEGUIR JESUS? – ARTIGO ESCRITO PELA CATEQUISTA MÔNICA ROMANO

Paramentos Litúrgicos
O que falta para seguir Jesus?Desde final de novembro do ano passado, iniciamos um novo ano litúrgico, iniciamos uma nova caminhada. Uma caminhada que começou com uma espera, espera pelo Menino Deus que nasce em cada coração dos homens de boa vontade. Nesta caminhada lembramos de honrar sua doce Mãe, a Virgem Maria, vimos sua manifestação na festa da Epifania, representados pelos Reis do Oriente, levamos presentes, lembramos de nosso Batismo ao meditar mais uma vez a manifestação da Trindade, quando do Batismo no Rio Jordão, um momento para refletir se estamos colocando em prática o que nos foi proposto, ser luz do mundo.
 
E continuando nossa caminhada, Jesus se estabeleceu em Cafarnaum, às margens do “Mar” da Galeia, Jesus está chamando, não são todos que estão ouvindo Seu chamado, não são todos os que Ele chama, alguns pescadores estão trabalhando duro, e ouvem seu chamado, largam as redes e passam a segui-Lo. E pelo caminho Jesus ensina, cura, faz amigos, chama os pecadores, Jesus traz uma mensagem.

Daqui algumas semanas entraremos no período da Quaresma; é um momento de descanso, de reflexão nesta caminhada, é uma parada na estalagem. Alguns estão no caminho há muito tempo, já sabem de todos os passos, todas a pedras no caminho, este e aquele lugar, onde é melhor para colocar os pés. Mas alguns iniciaram a caminhada há pouco tempo, estão com dúvidas, ainda não foram capazes de se desfazer de toda bagagem, e ela começa a pesar, não sabem se conseguirão chegar ao fim da caminhada, não sabem se deixarão a bagagem pelo caminho… por isso é preciso parar e se hospedar na estalagem. Este é o período da quaresma.

Este é o período que veremos as Igrejas mais cheias, pessoas que antes não havíamos visto durante o período da caminhada, vão se juntar àqueles que meio desconfiados iniciaram a caminhada, e junto a esses, os veteranos. Até a Celebração da Páscoa eles estarão lá, depois aos pouquinhos vão sumindo, vão ficando pelo caminho, e por que isso acontece? Acontece porque não foram capazes de se livrar da bagagem. E o que tem nesta bagagem ?

 
Na bagagem, tem vícios, tem luxúria, roubos, orgulho, prepotência, preguiça, usura, miséria, gula, ódio, inveja…

E admita, se não se livrar desta “bagagem” não tem como seguir Jesus. Portanto o período de se aproximar da estalagem aproxima se , cada qual vai ficar em um quarto, e neste quarto cada um poderá verificar sua bagagem, cada um poderá refletir e saber como se livrar desta bagagem para que o fardo se torne mais suave, durante a caminhada, serão 40 dias para tomar uma atitude que definirá toda sua vida.

Portanto, neste período quaresmal, reviste sua bagagem, o que está pesando nela e afastando você de Deus? Se são os vícios, como bebida, fumo, drogas de todos os tipos, retire os de sua bagagem, e ao fim da estadia, faça só mais um pequeno esforço e tire este impecílio de sua vida de vez, doe o dinheiro que normalmente usaria para sustentar este vício, aos pobres.

E a pornografia? Durante o período da estadia, evite sites , revistas, conversas que escravizam suas horas, seus sentimentos, no lugar deles, leia a Bíblia, leia livros sobre a vida dos Santos.

E o adultério? Durante este período, se obrigue a olhar com mais atenção para sua esposa, seu esposo, os filhos que nasceram, cuide de sua família, esqueça seu ( sua ) amante, leve sua esposa para jantar, faça um jantar para seu marido, passeiem mais vezes, descubram coisas para fazer em família, reacendam a chama que um dia uniu vocês dois.

E a gula? Além de cuidar de sua saúde, experimente ficar ao menos uma vez na semana sem fazer aquele lanche, o que economizar com este ato , doe a quem tem fome. Lembre se ficar sem comer carne é preceito para o ano inteiro todas as sextas-feiras, portanto não serve como jejum para a reflexão da Quaresma.

E a preguiça? Que tal sair e ajudar em um sopão para os pobres? Que tal limpar sua igreja? Que tal evangelizar? É preciso tirar o bumbum do sofá, de frente da TV, os olhos dos celulares e viver, e ajudar a quem precisa.

E orgulho? Visite um asilo e veja como somos frágeis, como precisamos uns dos outros.

E prepotente? Leia principalmente a Bíblia e reflita com sinceridade, Jesus é o Rei do Mundo, Ele e por Ele foram feitas todas as coisas, e ainda assim, nasceu pobre, envolto em faixas, teve que fugir, não tinha uma pedra para descansar a cabeça, morreu sem nada, humilhado, ferido, abandonado… Mas Ele é Deus! E nós? Não podemos fazer nada, absolutamente nada sem que Ele queira, Ele só Ele tem o poder de nos dar o que quisermos, podemos apenas rejeitar, mas não podemos conquistar.

Por isso , já vai pensando, o que me falta para seguir Jesus? O que me falta tirar da bagagem?

 
Mônica Romano é catequista em Belo Horizonte, em Minas Gerais e colaboradora do portal Catolicismo Romano.
 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo