O QUE FALTA PARA SEGUIR JESUS? – ARTIGO ESCRITO PELA CATEQUISTA MÔNICA ROMANO
Daqui algumas semanas entraremos no período da Quaresma; é um momento de descanso, de reflexão nesta caminhada, é uma parada na estalagem. Alguns estão no caminho há muito tempo, já sabem de todos os passos, todas a pedras no caminho, este e aquele lugar, onde é melhor para colocar os pés. Mas alguns iniciaram a caminhada há pouco tempo, estão com dúvidas, ainda não foram capazes de se desfazer de toda bagagem, e ela começa a pesar, não sabem se conseguirão chegar ao fim da caminhada, não sabem se deixarão a bagagem pelo caminho… por isso é preciso parar e se hospedar na estalagem. Este é o período da quaresma.
Este é o período que veremos as Igrejas mais cheias, pessoas que antes não havíamos visto durante o período da caminhada, vão se juntar àqueles que meio desconfiados iniciaram a caminhada, e junto a esses, os veteranos. Até a Celebração da Páscoa eles estarão lá, depois aos pouquinhos vão sumindo, vão ficando pelo caminho, e por que isso acontece? Acontece porque não foram capazes de se livrar da bagagem. E o que tem nesta bagagem ?
E admita, se não se livrar desta “bagagem” não tem como seguir Jesus. Portanto o período de se aproximar da estalagem aproxima se , cada qual vai ficar em um quarto, e neste quarto cada um poderá verificar sua bagagem, cada um poderá refletir e saber como se livrar desta bagagem para que o fardo se torne mais suave, durante a caminhada, serão 40 dias para tomar uma atitude que definirá toda sua vida.
Portanto, neste período quaresmal, reviste sua bagagem, o que está pesando nela e afastando você de Deus? Se são os vícios, como bebida, fumo, drogas de todos os tipos, retire os de sua bagagem, e ao fim da estadia, faça só mais um pequeno esforço e tire este impecílio de sua vida de vez, doe o dinheiro que normalmente usaria para sustentar este vício, aos pobres.
E a pornografia? Durante o período da estadia, evite sites , revistas, conversas que escravizam suas horas, seus sentimentos, no lugar deles, leia a Bíblia, leia livros sobre a vida dos Santos.
E o adultério? Durante este período, se obrigue a olhar com mais atenção para sua esposa, seu esposo, os filhos que nasceram, cuide de sua família, esqueça seu ( sua ) amante, leve sua esposa para jantar, faça um jantar para seu marido, passeiem mais vezes, descubram coisas para fazer em família, reacendam a chama que um dia uniu vocês dois.
E a gula? Além de cuidar de sua saúde, experimente ficar ao menos uma vez na semana sem fazer aquele lanche, o que economizar com este ato , doe a quem tem fome. Lembre se ficar sem comer carne é preceito para o ano inteiro todas as sextas-feiras, portanto não serve como jejum para a reflexão da Quaresma.
E a preguiça? Que tal sair e ajudar em um sopão para os pobres? Que tal limpar sua igreja? Que tal evangelizar? É preciso tirar o bumbum do sofá, de frente da TV, os olhos dos celulares e viver, e ajudar a quem precisa.
E orgulho? Visite um asilo e veja como somos frágeis, como precisamos uns dos outros.
E prepotente? Leia principalmente a Bíblia e reflita com sinceridade, Jesus é o Rei do Mundo, Ele e por Ele foram feitas todas as coisas, e ainda assim, nasceu pobre, envolto em faixas, teve que fugir, não tinha uma pedra para descansar a cabeça, morreu sem nada, humilhado, ferido, abandonado… Mas Ele é Deus! E nós? Não podemos fazer nada, absolutamente nada sem que Ele queira, Ele só Ele tem o poder de nos dar o que quisermos, podemos apenas rejeitar, mas não podemos conquistar.
Por isso , já vai pensando, o que me falta para seguir Jesus? O que me falta tirar da bagagem?