ORIGEM DO NOME DE CANTO GREGORIANO
Por causa do Papa São Gregório Magno, que governou a Igreja de 590 a 604. Pessoas pouco informadas chegaram a pensar que o Papa São Gregório houvesse inventado o Canto Gregoriano. Já vimos que os compositores são anônimos e que o Canto Gregoriano foi se formando no correr de séculos. Em meio à grande profusão de material existente, Gregorio Magno desejava organizar a vida litúrgica da Igreja. Por isso colecionou tudo que lhe foi possível; selecionou o melhor e completou o que faltava, conseguindo "editar" livros completos para o cíclo litúrgico.
O mais famoso de todos foi o "Antifonário", que por muitos anos se gardou acorrentado junto à Sé Apostólica. Uma vez realizada sua obra de pesquisa e edição, Gregório Magno a promulgou como norma e modelo para toda a Igreja Romana Ocidental. Para conseguir seu objetivo, o Papa fundou em Roma a célebre "Schola Cantorum", a Escola dos Cantores, onde se ensinava o canto "típico" de Roma, que dali se irradiava para todas as dioceses da Europa.
Foram numerosos os mosteiros e abadias que enviaram a Roma algum "discípulo", que ao retornar realizava o trabalho missionário de ensinar o verdadeiro canto romano. Devido aos méritos de Gregório Magno, mais tarde chamou-se de "Canto Gregoriano".