Os sete dons do Espírito Santo
Quando somos batizados recebemos todos os sete dons do Espírito Santo que são os dons da Sabedoria, Inteligência, Ciência, Conselho, Fortaleza. Piedade e Temor de Deus.
A Sabedoria é dom pelo qual Deus nos permite conhecer de modo mais claro a ordem de todas as coisas com relação ao Criador e das coisas entre si mesmas.
O dom da Inteligência nos permite compreender de modo mais profundo e mais claro as verdades reveladas por Deus, os princípios da Fé e da vida sobrenatural.
O dom da Ciência permite conhecer mais claramente os princípios da ordem natural.
O dom do Conselho é aquele que permite que, aplicando os dons anteriormente citados, demos conselho, em um caso concreto, para o próximo, o que é melhor que ele faça.
O dom da Fortaleza é aquele que nos dá forças para suportarmos com paciência dores, e até o martírio, por amor de Deus.
O dom da Piedade nos permite defender os direitos e a justiça de nosso próximo, especialmente de nossos pais e os Direitos de Deus.
O dom do Temor de Deus faz com que ajamos sempre por amor a Deus não querendo jamais ofendê-Lo , e nem magoá-Lo
Recebemos esses dons para nosso proveito espiritual, e para que ajudemos o próximo.
Os sete dons do Espírito Santo nos são dados em graus variados, conforme o que Deus quer de cada um de nós, conforme nossa vocação.
Cada pessoa recebe de Deus uma missão particular na vida. Deus quer que façamos algo particularmente, enquadrando-nos no plano geral que Ele tem na História. A esse chamado especial de Deus damos o nome de vocação.
Propriamente se dá o nome de vocação ao chamado de Deus para alguém ser sacerdote, frade ou freira, isto é, para aqueles a quem Deus chama para uma vida mais dedicada a Deus.
Só em sentido analógico, menor, chamamos de vocação ao chamado à uma vida comum, porque ao que é comum não se dá nome particular. Assim , só analogicamente se diz que alguém tem vocação para o casamento, porque isso é normal e o comum.
Para saber se alguém tem vocação religiosa, deve-se rezar pedindo a Deus que deixe claro o que Ele quer de nós. Depois é aconselhável consultar um sacerdote experiente e sábio para que ele dê uma segura orientação.